quarta-feira, 17 de março de 2010

Ontem...

Hoje é dia 16, o sétimo dia. Essa primeira seção de quimioterapia era uma coisa totalmente nova, ninguém sabia bem como seria. No entanto algumas previsões foram feitas. Os médicos haviam me alertado sobre:

.Dores musculares, por volta do terceiro dia após a quimioterapia;

.As células da medula óssea são bastante sensíveis à agressão causada pelos agentes quimioterápicos. Como conseqüência, os glóbulos brancos (leucócitos) e vermelhos (hemácias), assim como as plaquetas podem ter suas produções comprometidas por um determinado período provocando queda em suas contagens no sangue.
Esse período é do sétimo ao décimo quarto dia após a quimioterapia, quando ocorre diminuição dos leucócitos (leucopenia) e fica-se então mais exposto às infecções oportunistas.

E eu sou professora. Quarenta adolescentes em cada sala!

Bom, eu tenho escrito tudo pelo que estou passando e percebi que o enjôo é bem controlável e somente as dores musculares são incapacitantes, mas elas começam no segundo dia após a quimioterapia e terminam no quarto dia. Como doeu muito desta vez, vou pedir um analgésico mais potente para a próxima.

Então eu agendei a próxima seção para uma quarta-feira. Na quinta não há nenhum problema, não há enjôo, dor ou a questão da imunidade. O mesmo para a segunda-feira e terça-feira seguintes, então eu posso trabalhar nesses dias.
Dessa forma, eu só não posso trabalhar 3 dias a cada 3 semanas, que são os dias da imunossupressão e são dias que eu trabalharia. Mesmo assim, eu poderia trabalhar em outra seção ou com meus alunos em um ambiente aberto.

Nenhum comentário: