sexta-feira, 21 de maio de 2010

Alunos queridos...

He he, agora que eu percebi, a minha postagem de ontem foi hoje, nos primeiros minutos dessa sexta-feira!

Hoje, quando abri meu e-mail, depois de um dia inteiro sem Internet, UM DIA INTEIRO, tive uma ótima surpresa, havia 6 comentários para eu moderar, 5 comentários de alunos queridos e um do meu pai, muito querido. Tudo bem que dois comentários eram idênticos, do mesmo aluno e com as mesmas palavras. Não sei como ele conseguiu escrever duas vezes a mesma coisa.
Esses alunos... não imaginam como podem ser amados pelos seus professores.
Meu sonho, como profissional, sempre foi ser professora. Sabem aquelas historinhas do tipo “ah, quando eu era criança gostava mais de brincar de escolinha do que de casinha”, então, comigo era assim mesmo.
Esse sonho me moveu durante toda minha vida escolar e, junto com a religião que aos dezesseis anos eu descobri que sempre foi a minha religião, esse sonho me impulsionou.
Na época do Magistério, quando eu fui professora do Leoni pela vez “número 1” (oi, Leoni!), eu ficava horas antevendo meu nome na lista de aprovados no vestibular. Eu gostava de imaginar isso (tá legal, eu exagerei, não ficava horas imaginando, eu tinha que estudar também!).
E eis que eu me tornei professora de Física. E então fui professora do Leoni pela vez “número 2”.
E eu tenho alunos de mais ou menos 15 anos, desde 2003.
E é muito bom ser professora.
O que agora me faz mais falta são aqueles momentos das “sacadas” durante as aulas, seja porque algum comentário engraçado se tornou oportuno, ou porque o que eu estava ensinando, de repente ficou claro para meus alunos, com uma observação surgida na sala.
E alunos são sempre engraçados e tão intensos. Choram, dão risadas, torcem no Interclasses, apresentam Décadas, com tanta intensidade que eu vibro de emoção, nas apresentações de Décadas eu até choro!! Já no interclasses, tudo bem, é verdade, faz tempo que eu não vou lá torcer pelas turmas...
É isso, eu nasci para ser professora, ou melhor, eu preciso ser professora. Porque eu sou dependente dessa intensidade que os meus alunos possuem, do bom humor, das piadas, do exagero, dos sonhos, da criatividade...
Queridos alunos, quando eu digo “queridos” não é só uma forma de chamá-los, eu realmente os quero muito.

Puxa, quase termino a postagem amanhã.

Nenhum comentário: